Eventos

Filial Passarão (Cabo Verde) festeja 4 anos de existência

Reunião cívico-espiritualista, em 27 de janeiro e, no dia seguinte, palestra sobre os riscos que os diabéticos correm por não protegerem bem os pés marcaram a comemoração do 4º aniversário de fundação da Filial Passarão (Cabo Verde) do Racionalismo Cristão, O ato festivo, que se seguiu à reunião púbica de limpeza psíquica, teve a presença de elevado número de militantes e amigos da Doutrina.

No sábado, 28, à tardinha, o cirurgião João Paulo, assistente do Hospital Dr. José Batista de Sousa, em Mindelo, São Vicente, proferiu palestra sobre pé diabético e suas complicações. Foi um momento de grande valia, tendo em conta a situação crítica existente na comunidade. Após a palestra, militantes e assistentes tiveram tempo de descontração, convivência e interação.

O presidente da Casa, Manuel Ramos, anunciou para breve o lançamento da pedra fundamental da sede própria do Filiado, informando que o projeto já está aprovado. Disse também que será lançada uma campanha entre os amigos do RC e que conta com o apoio material da Casa-Chefe.

Filial Nova Iguaçu faz 56 anos

No dia memorável em que se comemoram 56 anos de inauguração da Filial Nova Iguaçu (RJ) do Racionalismo Cristão, a Casa recebeu o presidente da Doutrina, Gilberto Silva, sua esposa, Iraci Ferreira Silva, a representante regional, Lucy Gonçalves da Costa, e presidentes e representantes de casas racionalistas cristãs.

A comemoração teve início com palestra de Gilberto Silva sobre O despertar para a espiritualidade, em que abordou assuntos do cotidiano. Discorreu sobre a vaidade e a prepotência, sobre a importância do autoconhecimento, sobre a diferença de personalidade e caráter e o sofrimento - temas tão importantes para nosso viver. Logo depois da palestra, Gilberto Silva presidiu reunião cívica comemorativa.

A presidente da Casa, Terezinha Miranda, agradeceu a presença de todos e destacou a imensa alegria em comemorar os 56 anos da filial e fez um relato do grande trabalho realizado pelo fundador do Racionalismo Cristão em Nova Iguaçu, José Antonio, hoje Presidente Astral do filiado.

Discursaram também Lucy Gonçalves da Costa, que se referiu à importância de se comemorar o aniversário do filial e do trabalho nela realizado. Moisés Calixto, presidente do Filial Nilópolis e que trabalhou ao lado de José Antonio, contou um pouco da história do Filial Nova Iguaçu.

Finalizando a reunião, o presidente Gilberto Silva discursou, destacando a importância de ali estarmos e parabenizando todo o grupo pelo trabalho realizado na filial em prol do esclarecimento das pessoas.

Filiado Piracicaba comemora 78 anos

A Filial Piracicaba (SP) do Racionalismo Cristão comemorou em 9 de fevereiro 78 anos de fundação de sua sede, em solenidade cívico-espiritualista presidida pela secretária da Filial São Paulo, Marialva Spósito, que representou o presidente, Herval Tavares de Campos.

A Reunião teve a presença de militantes e assistentes das filiais São Paulo, Ipiranga, Santo André, Rio Claro e Cachoeiro de Itapemirim (ES).

Em pronunciamento, Antonio F. de Lima Jr., presidente em exercício enalteceu e destacou a alegria de todos na contemplação do filiado repleto de amigos, militantes e assistentes do Racionalismo Cristão.

Após breve retrospecto da trajetória de lutas empreendidas com estoicismo pelos fundadores e continuadores da Filial Piracicaba, parabenizou a todos e incentivou a militância para que se espelhe nos exemplos deixados pelos fundadores, exortando-a a lutar para que permaneça unida para o progresso do Racionalismo Cristão na cidade.

Após um discurso também incentivador, a diretora secretária da Filial, Vânia Lima, agradeceu aos presentes e destacou a alegria daquela noite festiva para a Filial Piracicaba. A diretora da Filial Rio Claro, Valderez Marques, também discursou, relembrando épocas em que frequentou a Filial Piracicaba, quando estudava na cidade e algumas pessoas que a acolheram carinhosamente no filiado.

Ao final, Marialva Spósito conclamou a militância a unir-se em prol da Doutrina em Piracicaba, e lembrou épocas de várias comitivas a Piracicaba, com a acolhida de Henrique Gutierrez e de Lucilla Martins de Mello. Após leitura de mensagens de vários presidentes de Filiados, todos reuniram-se em confraternização.

Dança de BH nos 15 anos da sede do RC em Vitória

Racionalistas cristãos e amigos da Doutrina em Vitória (ES) viveram dias de intensa alegria e espiritualidade em novembro de 2016, quando se comemorou a passagem do 15º aniversário da nova sede do Filiado local do Racionalismo Cristão. O programa comemorativo despertou maior atenção pela participação do grupo de dança da Filial Belo Horizonte do RC.

A caravana de militantes, liderada pela presidente da Filial Belo Horizonte e representante da Casa-Chefe em Minas Gerais, Lília Rodrigues da Silva Paiva, passou uma noite inteira viajando, chegou a Vitória na manhã de sexta-feira, dia 25, e à noite lá estava a participar da reunião pública de limpeza psíquica. Foram 18 horas de viagem de ida e volta.

Os militantes de Minas Gerais levaram a Vitória não apenas apoio, incentivo e ideais de confraternização e união e as novas coreografias do grupo de dança, mas também a palestra sobre Domínios absolutos da Inteligência Universal, apresentada por Dona Lília.

A reunião pública de limpeza psíquica realizou-se normalmente na noite de sexta-feira, 25. A convite do presidente da Filial Vitória, Wilion Fernando Boato, que recebeu uma placa alusiva à data. a reunião foi presidida pela representante da Casa-Chefe em Minas Gerais. Uma das integrantes do grupo de dança, que é médium, foi convidada a dar a doutrinação do Astral Superior. Foi uma reunião muito bonita, de casa cheia. A doutrinação do Astral Superior foi dada pelo Presidente Astral da Casa, José André.

No sábado, 26, realizou-se, às 10 horas, a reunião cívico-espiritualista comemorativa do aniversário de 15 anos da nova sede da Filial Vitória, novamente com a casa cheia. Em seguida, a palestra. Às 12h30min., almoço de confraternização; à tarde, apresentação do grupo de dança.

Dia da Espiritualidade

O Dia da Espiritualidade, 26 de janeiro, data em que se comemora em todas as casas racionalistas cristãs o aniversário de fundação do Racionalismo Cristão, foi duplamente festejado na Filial Cachoeiro de Itapemirim (ES): 0 107º aniversário da Doutrina e o 33º da ascensão da Casa à categoria de Filial, ocorrido em 13 de janeiro.

O presidente em exercício da Filial, Antonio Carlos de Carvalho, dirigiu-se particularmente ao presidente Nelcino Bittencourt de Miranda, fez referência às duas importantes comemorações e discorreu sobre a significado da Doutrina e sobre os benefícios que os princípios doutrinários implantados oferecem às pessoas, destacando que as casas racionalistas cristãs são locais apropriados para receber os eflúvios de mundos superiores.

O militante da Filial Cachoeiro de Itapemirim Filip Nascimento de Carvalho criticou a vaidade. Assim iniciou seu discurso: "É com imensa emoção que me dirijo a todos, pensando na situação do nosso querido Brasil, berço do Racionalismo Cristão. Sentimos o nível de vaidade que campeia por toda parte. Sabemos que a vaidade é uma ilusão, ela faz com que os seres humanos pratiquem atos censuráveis, que mostram desorientação espiritual.

A vaidade é demonstrada frequentemente na vida humana, inclusive por muitos que cumprem suas obrigações, mas querendo ser notados no cumprimento desses deveres."

E lembrou:"O Racionalismo Cristão aconselha as pessoas a trabalhar sem fazer alarde de suas criações, conscientes de seus deveres, sem vaidade. A vida é cheia de momentos felizes, às vezes até de euforia, como também de momentos tristes e de reflexão.

O Racionalismo Cristão é uma filosofia para o nosso tempo. Estudar a Doutrina e submeter os seus princípios ao crivo da razão é o caminho indicado para as pessoas que, como eu, desejam esclarecer-se, e não renunciar ao seu direito de ser independente para pensar, raciocinar e tirar suas próprias conclusões.

Por ser uma filosofia espiritualista, divulga princípios universais para que sejam estudados e, após a necessária reflexão, postos em prática, tornando os seres humanos espiritualmente independentes."

Mediante esse quadro, o Racionalismo Cristão trabalha incessantemente pelos meios de comunicação nesse propósito de esclarecer espiritualmente o gênero humano. Discursou também a militante Cilma Bittencourt Furlan.

Página principal | Arquivo